Apresentação

O curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) começou a ser ministrado em 1976, sendo oficialmente reconhecido pelo Conselho Federal de Educação por intermédio da Portaria n.º 91 de 21 de janeiro de 1980.

Nos primeiros anos de funcionamento, o curso era noturno, o que favorecia a demanda por vagas, uma vez que significativa parcela dos candidatos exercia atividade profissional. Em 1996, foram realizados estudos que demonstraram a pertinência da transferência do curso para o período integral, o que foi aprovado pela administração da UFV e passou a vigorar a partir do primeiro semestre letivo de 1997.
Com mais de 40 anos de existência, o curso de Ciências Econômicas da UFV se destaca pela atuação profissional de seus egressos, absorvidos tanto pelos setores público e privado, quanto pelos cursos de pós-graduação stricto sensu em todo o País, especialmente aqueles vinculados à Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

Com 60 vagas anuais, o curso apresenta uma carga horária de 3.000 horas, a serem cumpridas em um prazo padrão de 4,5 anos, possibilitando ao estudante uma sólida formação geral e domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial.

Importância do Economista na Sociedade

Com a acirrada competição e a crescente necessidade de especialistas no mercado de trabalho, os economistas têm sempre encontrado seu espaço, uma vez que a Ciência Econômica combina sólida formação teórica e prática, colocando seu profissional em condições de enfrentar os desafios que se impõem no mercado de trabalho. Assim sendo, os bacharéis em Ciências Econômicas estão capacitados a transitar nas mais diversas áreas, muitas delas, comuns a outras profissões dos setores públicos e privados.

Ao iniciar sua viagem para a terra dos mercados, é compreensível que esteja, de certo modo, ansioso. Mas tenha calma! O fato é que invejamos o estudante calouro que se prepara para explorar pela primeira vez o mundo excitante da economia. Esta é uma rota que, ai de nós, só se experimenta uma vez na vida”.

Paul Samuelson

Conteúdo disciplinar do Curso

O curso de Ciências Econômicas da UFV forma profissionais capazes de apreenderem as transformações políticas, econômicas e sociais da sociedade brasileira inseridas no conjunto das funções econômicas globalizadas. A grade curricular, em conformidade com as Diretrizes Curriculares de Educação Superior, gira em torno das seguintes grandes áreas do conhecimento, associada às seguintes disciplinas:

Macroeconomia
Contabilidade Nacional, Macroeconomia, Economia Monetária e Financeira, Economia do Setor Público, Desenvolvimento Econômico.  

Microeconomia
Microeconomia, Economia Internacional, Elaboração e Análise de Projetos e Teoria dos Jogos.

História e Economia Brasileira
Economia Política, História do Pensamento Econômico, História Econômica, Formação Econômica do Brasil e Análise da Economia Brasileira.

Cálculo, Estatística e Econometria
Cálculo, Álgebra Linear, Economia Quantitativa, Estatística, Estatística Econômica, Econometria e Matemática Financeira. 

Conhecimentos Gerais
Teoria Política, Sociologia, Contabilidade Geral, Instituições de Direito.

Metodologia de Pesquisa em Economia
Técnicas de Pesquisa em Economia e Monografia.


Endereço

Campus Universitário s/n
36570-900 – Viçosa-MG
Fone: +55 (31) 3612-7050/7051
WhatsApp: +55 (31) 3612-7075
E-mail: coordenacao.dee@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados